quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Momento cultura- Ayumi Hamasaki

Ayumi Hamasaki


Histórico:
Ayumi Hamasaki é uma das cantoras mais populares e influentes do Japão. Iniciou sua carreira em 1998 com seu primeiro single “poker face” e até agora possui 9 álbuns, 1 mini-álbum, 2 coletâneas e 41 singles. Ayumi detém o recorde de mais singles lançados no Japão e é a primeira artista japonesa a ter oito álbuns no topo das paradas.

Nascida em 2 de outubro de 1979 na cidade de Fukuoka, a cantora foi criada pela sua avó e sempre trabalhou para ajudar no sustento da família. Começou a carreira como modelo trabalhando em um estabelecimento de Food Bank ao mesmo tempo que cursava o colegial. Devido às constantes mudanças no visual e ao uso de saias curtíssimas (na época era um costume pouco aceito pela sociedade), ela não era muito bem vista pelos corredores do colégio. Mesmo com facilidade nos estudos, ela decidiu construir sua carreira na indústria do entretenimento e mudou-se para Tóquio com sua mãe.

Logo no início, Ayumi enfrentou dificuldades na sua carreira de modelo. Segundo o presidente de sua primeira agência, sua baixa estatura e seus traços faciais incomuns, dificultavam sua contratação. Ela também se aventurou sem sucesso em j-dramas (novela japonesa) menores, como Meiseinen e em filmes como Like Grains of Sand.

Em 1995 Ayumi deu seu primeiro passo no mundo da música mas também sem sucesso. Lançou um mini-álbum em parceria com Dohzi-T e Dj Bass Nothing from Nothing pela Nippon Columbia, mas não houve promoção e o projeto foi cancelado.
Ayu, como a cantora é chamada pelos seus fãs, conheceu em um karaokê, Max Matsuura, o produtor da gravadora Avex Trax. Nesta ocasião, o produtor fez uma proposta à cantora. Mas, sentindo-se insegura, recusou-a. Somente na segunda tentativa ela assinou com a gravadora e logo começou fazer aulas de canto e vocalização. As aulas eram muito rígidas e Ayumi começou a faltar às aulas. Rapidamente Matsuura enviou-a para Nova York, uma atmosfera mais relaxante.

Sua carreira começou de fato em 1998 com o lançamento do famoso single “poker face”, que estreou em 22º lugar e vendeu 43 mil cópias.

Pela primeira vez em 1999 emplacou por 5 semanas o álbum de estréia “A song for XX” no topo das paradas. Em menos de um ano após o primeiro lançamento, ela lançou seu segundo álbum “Loveppears”. O disco surpreendeu e foi um grande sucesso vendendo mais de 2 milhões de cópias. A capa deste álbum gerou muita polêmica pois mostrava Ayumi sem blusa e com apenas seus cabelos cobrindo os seios.

Após sua bem sucedida participação em um comercial de batons da marca Kosé, em 2000 a cantora tornou-se a porta-voz oficial da empresa de cosméticos e da fabricante de telefones celulares Tu-Ka.

Em dezembro de 2001 Ayumi fez um dueto com Keiko (Globe) e lançaram um projeto sem fins lucrativos: um single, chamado song+nation, com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro.

O álbum Voyage foi lançado em 2002 junto com seu primeiro trabalho como atriz. Ela protagonizou um curta metragem chamado Tsuki ni Shizumu (ou Sinking into the Moon).

Em julho de 2004, em conseqüência de um desentendimento com a gravadora, surgiram boatos de que Ayumi Hamasaki e outros artistas populares da Avex como Every Little Thing, Hitomi e Do As Infinity, poderiam deixá-la.
Devido à crise, Ayu anunciou que não participaria mais de grandes premiações musicais e que daria oportunidades aos novos artistas.

Secret, de 2006, é o álbum mais bem sucedido de sua carreira. Um grande sucesso internacional: número 1 no Japão, Taiwan, Singapura, China e Hong Kong.

De março a junho de 2007 Ayumi fez sua turnê asiática: Tour of secret. Passou por vários países, entre eles o Japão, Taiwan, Xangai e Hong Kong. Foi a primeira vez que Ayu fez grandes apresentações fora do Japão. Em Hong Kong muitos artistas consagrados prestigiaram o show. Entre eles destacam-se: Andy Lau, Joey Yung, Eason Chan, Jill Vidal, Jacky Chang, Niki Chow e muitos produtores e coreógrafos.

Fonte: Nipocultura




Nenhum comentário:

Postar um comentário