domingo, 21 de dezembro de 2008

Tema:Fã de anime ou Otaku? Tem diferença?

Bom há poucos anos atrás, era muito difícil ter acesso aos animes só víamos live-actions como ultraman. Mas a ambição de uma emissora mudou tudo. com claro raríssimas exceções como piratas do espaço,Yamato (patrulha estelar) e macross. a Manchete ousou em passar um anime de conteúdo pesado e assim estreava o anime na tv com cavaleiros do zodíaco (saint seya). Apartir dali vieram yuyu hakushô, mais polêmico ainda e a enxurrada de desenhos japoneses aportaram nas tvs abertas. mas como outra semissoras não queriam perder a concorrência. começaram a lançar críticas com o conteúdo dos desenhos tentando "barrar" os mesmos. O Estouro do anime já havia acontecido, me lembro de quando criança assistir saint seya era o assunto da escola entre os amigos. e os fãns estavam na mão das emissoras não tinham a quem ou onde recorrer em busca de mais informações sobre anime.

mas tudo mudou quando surgiram os fan-subbers, que pegavam os animes ainda em japonês e legendavam animes que sequer sonhávamos em assitir na tv. começamos a ver que o universo anime era muito extenso. aprendemos que no japão passa anime aos montes e que podíamos te rum anime que sequer passou na tv e seríamos os primeiros a tê-lo talvez no brasil!!!!.

como os fans-subbers lucraram e como nós carentes fãns gastamos!

Depois que animes se tornaram normais na tv, o impénsável aconteceu. começou a lançar nas bancas mangás dos animes que tínhamos assistido e na nossa língua!!! Definitivamente os fãns foram a loucura mangas e mangas começaram a ser lançados e hoje temos muito animes na tv como queríamos. Abaixo as novelas!!! Mangás? temos até como escolher qual comprar ou qual COMEÇAR PRIMEIRO. Isso é bom? é ÓTIMO! Com a banda larga então? podemos ter o que quisermos. quer assitir ao ultimo episódio de Love hina? baixe da net e em poucos minutos um episódio você terá no seu pc pra assistir. muitos animes muitos mangás, tudo como queríamos há apenas uns 7 anos atrás!!!
E o fã de anime? Como reagiu a essa explosão e enxurrada de animes na tv, internet etc?

Bom o fã daquela época de cavaleiros que não tinha acesso pode acompanhar de perto essa evoluçaõ e tirar proveito lógico dessa abundante acessibilidade de animes hoje. E houve um choque de gerações nesse processo, o fã que não tinha nada nem sonhava em ter mangá em potuguês, e o fã que "nasceu" sabendo que na tv passa anime que tem mangá na banca e se tiver net pode baixar o episódio de amanhã se não esperar. O problema é que alguns do passado se mesclaram com os de agora e só conversam,assistem,compram e lêem mangás e animes. o resto não importa. Outros da época já perceberam essa mudança no cenário por causa dos fãn de agora: vivem anime, lêem mangás na sala de aula, desenho que não seja anime é lixo, não presta, música que não seja j-rock pop é lixo, falam de anime, sonham com anime, discutem anime, preferem ir a um evento do que sair de férias com a família nas férias ou feriados.

O fã de hoje não consegue ser equilibrado, porque se isso que digo agora fosse infundado eu não teria conhecido ou ouvido dos próprios fãns relatos de pais preocupados com suas crianças e adolescentes que sentam em frente a tv ou pc e ficam o dia inteiro ali "vegetando" anime. Pais esses que começaram, com a explosão do anime, a criticar esses desenhos por causa da mudança no comportamento de seus filhos e com razão. hoje eu não vejo mais crianças brincarem. Nosso padrões mudaram muito pra certas coisas, perderam a infância. Pra alguns fãns, outro fãn é ideal pra ser seu par por "gostarem das mesmas coisas".

Hoje o anime virou estilo de vida. alguns adotam a personalidade inteira de certos personagens e detestam ser chamados pelo nome real. ficam com o nome e atitudes do ser "fantasia".
Fazer cosplay há alguns anos atrás era motivo de orgulho. você poder mostrar qual era seu personagem favorito. Hoje mudou muito. Virou uma febre de competição. Alguns se acham popstars por estar se fantasiando de qualquer personagem. não mais do seu preferido. Se acham famosos falta só dar autógrafo. mas o autógrafo do cosplay são as fotos.

Qualquer pessoa que pagar um ingresso num evento de anime pode pedir a um cosplay pra tirar fotos que ele vai. sem saber quem é. Os fãns se sentem Deuses quando estão na palco mostrando seu cosplay. qualquer um que disser aqui que não, está mentindo. É uma bela massagem no ego ver mais de 2.000 pessoas te agraciando gritando seu nome ou com o nome que vc se apresenta. perdeu o sentido de divertir. os fãns de hoje esqueceram que há um mundo lá fora que não pára. O tempo não vai parar pra você você vai envelhecer os anos vão passar e sua vida? Sua profissão? E a faculdade? Keitarô passou. Naru passou. Só que se você assitir Love Hina de novo eles não estarão lá ainda lutando pra passar? Pretende se casar como? Essas coisas são coisas que a vida impõe a todos no momento em que nascemos e precisamos construir agora coisas que queremos amanhã na nossa vida. Anime é imortal a partir do momento que alguém o cria. Você vai lá, na net ou no pc ou no cd ou no dvd e eles estão lá, os personagens a história, os conflitos, os desafios, os romances...eternos, basta dar play. eles não continuam suas vidas estão lá parados estagnados. e infelizmente alguns fãns estão assim: Parados no tempo que continua a ir pra frente e os anos passando...cuidado pra não acordar com 30 ou mais e perceber que a vida real passou...

Com base nisso criei esse tópico "Fã de anime ou Otaku? Tem diferença?"

Resposta: tem sim!!! O fã de anime sabe que anime É APENAS HOBBY, se der pra ver beleza se não deu outra hora dá. Sabe també que existe uma vida que precisa ser vivida e que as pessoas de verdade SERÃO SEMPRE reais que podem ser tocadas podem ouvir você amar você e ser seu amigo\a. As pessoas da ficção podem ser admiradas por talvez uma característica que não tenhamos ou pela personalidade cativante, mas nunca amadas como um ser real. já otaku é justamnet esse fã que foi descrito acima que vive, respira, come anime. não percebe que a vida real passa. Talvez essa seja a preocupação de muitos pais.

Se você se acha ou se considera otaku, Reflita: Como otakus são encarados no Japão? gostaria de ser identificado como eles são?

Viva a vida mesmo com todas as coisas complicadas e difíceis, porque nos fazem crescer como seres humanos.

Sou fã de anime não otaku pois gosto de viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário